TECNOLOGIAS

Photogrammetry

Tecnologia através da qual se obtém um ficheiro tridimensional de um elemento a partir de várias fotografias 2D do mesmo, tiradas simultaneamente e de diferentes ângulos. Utilizando várias câmaras em diferentes posições e com um sistema que permite que as fotografias 2D sejam tiradas no mesmo instante, é possível obter os ficheiros, que darão origem a uma digitalização 3D, no mesmo período de tempo em que se tira uma fotografia com um telemóvel ou com uma máquina fotográfica convencional. Assim, esta técnica de digitalização é adequada particularmente a situações em que se pretende digitalizar pessoas ou animais, onde não é possível ter um corpo totalmente imóvel durante um período de digitalização que não seja “o instante”. Ainda pode ser vantajoso utilizar este tipo de digitalização em objetos de grandes dimensões num ambiente que não seja controlado, uma vez que uma digitalização mais demorada estaria sujeita a alterações de fatores naturais, como a luz ou o vento, no local da digitalização.

As aplicações onde esta técnica é mais utilizada são na réplica, tanto de seres vivos como de estruturas de dimensões consideráveis, na inspeção e controlo de qualidade e, pelas características que foram atrás descritas, na réplica de cenários.

 

CARACTERÍSTICAS:

  • Rapidez
  • Capacidade de digitalizar objectos de diversas dimensões, desde uma cadeira até uma casa
  • Menos indicado para objectos pequenos com elevado grau de detalhe

ÁREAS DE APLICAÇÃO:

  • Réplica
  • Inspeção
  • Controlo de qualidade
  • Réplica de cenários (arqueologia, geologia, investigações de polícia, etc.)

Através de um trabalho de investigação e desenvolvimento, a 3D LIFE tem disponível um sistema de digitalização por fotogrametria desenvolvido pela sua equipa e nas suas instalações. Este sistema consiste numa estrutura com uma base e 25 postes de alumínio que suportam 150 câmaras fotográficas que captam as imagens do centro da estrutura em 150 posições diferentes.

 

← Voltar a Tecnologias

Fotogrametria

GALERIA