Metal

A impressão 3D em metal é um dos processos mais promissores dentro da fabricação aditiva. As mais diversas indústrias têm vindo a recorrer ao uso da impressão 3D para produzir os seus componentes em metal de modo a usufruir da capacidade da tecnologia produzir peças com elevados níveis de complexidade geométrica e detalhe, refletindo-se isto na alta performance, baixo peso ou mesmo melhor aparência estética das mesmas. Indústrias de automóveis, aeroespacial e outras dentro na área da engenharia, bem como as indústrias da joalharia e relojoaria são das que mais proveito tiram da impressão 3D em metal.

Características:
Permite modelos funcionais
Permite formas complexas e com grande detalhe
Modelos de alta resolução
Superfícies das peças lisas
Metal

 

TECNOLOGIA:

Selective Laser Melting (SLM)
A tecnologia de SLM é um processo de fabricação aditiva através da fusão a laser de pós metálicos. Neste processo, um potente raio laser de fibra ótica (200W) funde, seletivamente, partículas de pó metálico num metal sólido em camadas. Estas vão sendo sucessivamente executadas umas por cima das outras, até formar a peça tridimensional final. Este processo tem lugar dentro de uma câmara com atmosfera controlada com um gás inerte, normalmente argon ou azoto, e com níveis de oxigénio inferiores a 500 partes por milhão. Assim, as peças metálicas são construídas a partir de ficheiros CAD, sem a necessidade de recorrer a moldes.

Uma vez concluído o processo de impressão, as peças são retiradas da plataforma de construção e poderão ser posteriormente submetidas a tratamentos térmicos e de superfície de modo a que, de acordo com a aplicação a que se destinam, sejam melhoradas as suas propriedades mecânicas e/ou o seu acabamento.

A definição de impressão, com o equipamento disponível para esta tecnologia, pode chegar até aos 0,02mm (20µm).

 

ESPECIFICAÇÕES:

Volume máximo de impressão: 245 x 245 x 250mm
Para garantir o sucesso da impressão 3D do seu modelo, certifique-se que o volume não excede o nosso volume máximo por impressão.

Espessura mínima de parede com suporte: 1mm
Na impressão 3D em metal, a espessura mínima da parede poderá variar entre 1mm e 2mm. Para objetos de maior dimensão, recomenda-se a espessura de 3mm.

Espessura mínima de parede sem suporte: 3mm
A parede sem suporte está ligada a outra parede em apenas um lado. A espessura mínima de uma parede sem suporte é definida pela quantidade de energia do laser que a parede de metal consegue dissipar, sem fundir o pó metálico na sua vizinhança. As paredes muito finas podem ficar deformadas ou com rugosidades acentuadas. Se a espessura da parede for inferior, sugerimos que a redimensione ou aumente a sua espessura..

MATERIAS:
Aços para trabalho a quente
Ligas de alumínio
Ligas de níquel
Ligas de titânio / Titânio puro
Ligas de cobalto-crómio
Ligas de bronze
Ligas de metais preciosos (ouro e prata)
ACABAMENTOS:
Tratamentos térmicos, químicos e superficiais
Microblasting
Maquinação convencional
Gravação
Polimento / Textura
Soldadura

GALERIA