PLA

O PLA (Polylactic Acid) é um polímero termoplástico biodegradável que é derivado de recursos renováveis, tais como amido de milho, cana-de-açúcar, tapioca, raízes ou mesmo amido de batata. É um material muito utilizado na impressão 3D, devido à sua resistência, facilidade de impressão, assim como pela sua baixa toxicidade e melhor compatibilidade ambiental em comparação com todos os plásticos que têm como matéria-prima o petróleo.

Características:
Resistência a impacto e compressões
Permite formas complexas
Permite a impressão de modelos de maiores dimensões
Earth Friendly
Fraca resistência térmica
PLA

 

TECNOLOGIA:

O princípio é simples, comparável a uma pistola de cola. A cola é aquecida, até fundir, sendo posteriormente empurrada através de um bocal fino, na parte da frente da pistola. Numa impressora FDM, em substituição da cola, é utilizado um filamento de plástico. O sistema é alimentado por uma bobine que “empurra” o filamento plástico para a cabeça de impressão aquecida, derretendo-o a aproximadamente 230°C e enviando-o para uma plataforma, onde endurece imediatamente. A cabeça de impressão move‐se segundo o código gerado pelo computador de modo a que o material seja depositado no local correto, desenhando o modelo 3D layer a layer.

Quando o modelo contém seções salientes, é necessário prever construção de pilares de sustentação que, temporariamente e durante o processo de fabrico, garantem a sobreposição de camadas. Estes pilares são retirados no final, e a superfície poderá ser levemente lixada para melhor acabamento.

O equipamento FDM disponível na 3D LIFE possibilita a impressão de peças tridimensionais com uma definição de 0,2mm (200µm).

 

ESPECIFICAÇÕES:

Dimensões máximas: 380mm X 380mm X 700mm
Para garantir o sucesso da impressão 3D do seu modelo, certifique-se que o volume não excede o nosso volume máximo por impressão. Para volumes superiores, o modelo pode ser dividido em partes para posteriormente serem coladas com o auxílio de conectores.

Espessura mínima da parede vertical e inclinada: 1,6mm
A espessura mínima de uma parede vertical ou com inclinação é definida pela capacidade que a cabeça de extrusão da impressora tem de unir as camadas entre si para uma melhor impressão e de modo a que não se parta com facilidade. Se a espessura da parede for inferior, sugerimos que a redimensione ou aumente a sua espessura.

PLA

Espessura mínima da parede horizontal: 1,0mm
A espessura mínima de uma parede horizontal é definida pela capacidade que a cabeça de extrusão da impressora tem de unir as camadas entre si, para uma melhor impressão e de modo a que não se parta com facilidade. Se a espessura da parede for inferior, sugerimos que a redimensione ou aumente a sua espessura.

PLA

Definição do detalhe mínimo: 0,4mm
O detalhe é definido pela capacidade da impressora em deslocar-se nos eixos horizontais (X, Y) e pela espessura da cabeça de extrusão da impressora. Se o detalhe for inferior, considere aumentar a escala ou aumentar a sua profundidade ou altura.

Afastamento mínimo entre dois elementos: 0,4mm
O afastamento é o espaço que separa duas partes, paredes ou ligações. Se este espaçamento for muito reduzido estes elementos poderão ser impressos em conjunto. Para garantir o sucesso da impressão 3D de um modelo, assegure que o afastamento entre determinados elementos é superior ao indicado. Caso contrário, sugerimos que o aumente ou que considere a fusão entre esses elementos, caso a sua independência não seja necessária.

PLA

Tolerância para encaixes: 0,2mm
Quando um modelo necessita de ser montado com várias peças é importante deixar o afastamento suficiente entre as partes que vão encaixar uma na outra. Um encaixe perfeito no modelo digital não significa que isso aconteça no modelo impresso, pois, no digital, não é considerado o atrito inerente ao contacto entre materiais. Deste modo, será necessário um afastamento mínimo de 0,2mm.

PLA

Angulo máximo para evitar suportes: 30°
Os suportes são o material que é adicionado quando não existe nada na(s) camada(s) anterior(es) de forma a permitir que se deposite material suspenso. Não é obrigatório respeitar o ângulo referido, mas aconselhamos que o faça sempre que possível para economizar recursos extras e manter a qualidade da superfície.

PLA

Detalhes ≤ 1mm não necessitam de suporte
O equipamento de impressão 3D FDM permite executar detalhes em consola com dimensões até 1mm, mesmo com inclinações superiores a 30°.

Em elementos, entre apoios, com distância máxima de 20mm, a impressão não necessita de suporte
Neste caso as paredes terão que ter a mesma altura para que o angulo seja de 90° e se crie uma camada entre as paredes.

PLA

Espessura mínima para texto em alto ou baixo relevo: 0.8mm
Detalhes em alto ou baixo relevo são exteriores ou interiores à superfície do modelo. A espessura mínima de um detalhe é definida pela resolução da impressora. Se um detalhe não tem a espessura mínima indicada a impressora poderá não ter capacidade de o reproduzir com precisão.

PLA

FICHA TÉCNICA:
Ficha Segurança PLA
Ficha Técnica PLA

← Voltar a Materiais

GALERIA