Resina

Este material permite criar objetos impressos em 3D que constituem peças rígidas e altamente detalhadas, podendo mesmo ser comparáveis aos plásticos moldados por injeção. O produto final tem uma superfície lisa que, em alguns casos, poderá ainda ser polida para aumentar o nível de transparência do material. Frequentemente, as peças produzidas com este material são utilizadas como modelo “master” para execução de moldes em silicone ou na fundição por cera perdida.

A seleção do tipo de resina (que varia na cor, resistência ou flexibilidade) é feita em função da aplicação prevista para a peça a imprimir.

Características:
Permite modelos funcionais
Permite formas complexas e com grande detalhe
Modelos de alta resolução
Superfícies das peças lisas
Grande resistência à humidade
Resina

 

TECNOLOGIA:

SLA (Stereolithography)
A Estereolitografia é um processo de fabricação aditivo onde o objeto tridimensional é construido através da projeção de um laser ultravioleta numa cuba de resina de fotopolímero líquida. Com a ajuda de software CAD/CAM, o laser é utilizado para efetuar a forma pretendida sobre a superfície do recipiente de fotopolímeros. Em virtude dos fotopolímeros serem fotossensíveis à luz ultravioleta, a resina, quando exposta ao laser, solidifica e forma uma camada do objeto desejado. A plataforma móvel, onde as camadas sólidas são colocadas, baixa o equivalente à espessura de uma camada, e o laser projeta a forma da camada seguinte sobre a resina líquida. Este processo é repetido camada após camada até que o objeto 3D esteja concluído.

Uma vez o modelo terminado, a plataforma sobe e a resina em excesso é extraída. O modelo passará por um período de cura em câmara de UV e posteriormente estará disponível para o pós-processamento, de acordo com os requisitos da aplicação a que se destina.

A Estereolitografia requer a utilização, na peça impressa, de estruturas de suporte que se ligam à plataforma elevatória de modo a evitar desvios por ação da gravidade e a segurar seções transversais, resistindo à pressão lateral da cuba, cheia de resina líquida.

O equipamento SLA disponível na 3D LIFE possibilita a impressão com uma definição entre os 0,1mm e os 0,025mm (100 µm – 25µm).

A Estereolitografia foi a primeira tecnologia utilizada na impressão de objetos em 3D. Foi inventada em 1986, por Charles Hull.

 

ESPECIFICAÇÕES:

Dimensões máximas: 145mm x 145mm x 175mm
Para garantir o sucesso da impressão 3D do seu modelo, certifique-se que o volume não excede o nosso volume máximo por impressão. Para volumes superiores o modelo pode ser dividido em partes, para posteriormente ser unificado por conectores através de colagem.

Espessura mínima de parede com suporte: 0.4mm
A parede com suporte está ligada a outras paredes em dois ou mais lados. A espessura mínima de uma parede com suporte é definida pela nossa capacidade de remover com sucesso o modelo da câmara de construção da impressora e limpá-lo. As paredes muito finas partem neste processo. Se a espessura da parede for inferior, sugerimos que a redimensione ou aumente a sua espessura.

Resina

Espessura mínima de parede sem suporte: 0,6mm
A parede sem suporte está ligada a outra parede em apenas um lado. A espessura mínima de uma parede sem suporte é definida pela nossa capacidade de remover com sucesso o modelo da câmara de construção da impressora e limpá-lo. As paredes muito finas partem neste processo. Se a espessura da parede for inferior, sugerimos que a redimensione ou aumente a sua espessura.

Resina

Angulo máximo para evitar suportes: 19°
(Para dimensões máximas de 35mm x 10mm x 3mm)

Os suportes são o material que é adicionado quando não existe nada na(s) camada(s) anterior(es) de forma a permitir que se deposite material suspenso. Não é obrigatório respeitar o angulo referido mas aconselhamos que o faça sempre que possível para economizar recursos extras e manter a qualidade da superfície.

Resina

Detalhes ≤ 1mm não necessitam de suporte
O equipamento de impressão 3D SLA permite executar detalhes em consola com dimensões até 1mm, mesmo com inclinações superiores a 19°.

Em elementos, entre apoios, com distância máxima de 20mm, a impressão não necessita de suporte
Neste caso as paredes terão que ter a mesma altura para que o angulo seja de 90° e se crie uma camada entre as paredes.

Resina

Afastamento mínimo entre dois elementos: 0,5mm
O afastamento é o espaço que separa duas partes, paredes ou ligações. Se este espaçamento for muito reduzido estes elementos poderão ser impressos em conjunto. Para garantir o sucesso da impressão 3D de um modelo, assegure que o afastamento entre determinados elementos é superior ao indicado. Se este afastamento for muito reduzido, sugerimos que o aumente ou que considere a fusão entre esses elementos, caso a sua independência não seja necessária.

Resina

Espessura mínima para detalhes em baixo relevo: 0,4mm
Detalhes em baixo relevo são interiores à superfície do modelo. A espessura mínima de um detalhe é definida pela resolução da impressora. Se um detalhe não tem a espessura mínima indicada a impressora poderá não ter capacidade de o reproduzir com precisão.

Resina

Espessura mínima para detalhes em alto relevo: 0,1mm
Detalhes em alto relevo são exteriores à superfície do modelo. A espessura mínima de um detalhe é definida pela resolução da impressora. Se um detalhe não tem a espessura mínima indicada a impressora poderá não ter capacidade de o reproduzir com precisão.

Resina

Diâmetro mínimo de um furo circular; 0,5mm
Furos com diâmetros inferiores a 0,5mm, nos eixos X, Y e Z, correm o risco de fechar durante o processo de impressão.

Resina

Diâmetro mínimo de ligações sem suporte: desde 0,3mm (para alturas inferiores a 7mm) até 1,5mm (para uma altura máxima de 30mm)
Uma ligação é um elemento cujo comprimento é superior a duas vezes a sua largura. A ligação sem suporte está ligada a outro elemento em apenas um lado. A espessura mínima de uma ligação sem suporte é definida pela nossa capacidade de remover com sucesso o modelo da câmara de construção da impressora e limpá-lo. As ligações muito finas partem neste processo. Se a espessura da ligação for inferior, sugerimos que a redimensione ou aumente a sua espessura.

Resina

Diâmetro mínimo de buraco para vazamento: 3.5mm

Se pretender pode optar por vazar o objeto para economizar no valor final da peça, esta terá que ter um escape com a medida suficiente que garanta que o liquido inutilizado saia na sua totalidade.

FICHA TÉCNICA:
Clear DataSheet
Flexible MSDS
Ficha Segurança BLACK Resin
Ficha Segurança CASTABLE Resin
Ficha Segurança CLEAR Resin
Ficha Técnica CLEAR Resin
Ficha Segurança FLEXIBLE Resin
Ficha Técnica FLEXIBLE Resin
Ficha Segurança GREY Resin
Ficha Segurança TOUGH Resin
Ficha Técnica TOUGH Resin
Ficha Segurança WHITE Resin

← Voltar a Materiais

GALERIA