TECNOLOGIAS

FDM
Fused Deposition Modeling

O princípio é simples, comparável a uma pistola de cola. A cola é aquecida até fundir e depois empurrada através de um bocal fino na parte da frente da pistola de cola. Numa impressora FDM, um filamento de plástico é usado no lugar da cola. O sistema é alimentado por uma bobine que empurra o material para a cabeça de impressão aquecida, derretendo-o a aproximadamente 230°C e enviando-o para a plataforma, onde endurece imediatamente. A cabeça move‐se segundo o código gerado pelo computador para depositar o material no local correto, desenhando o modelo 3D layer a layer.

Quando o modelo contém seções salientes, é necessário prever construção de pilares de sustentação que, temporariamente e durante o processo de fabrico, garantem a sobreposição de camadas. Estes pilares são retirados no final, e a superfície poderá ser levemente lixada para melhor acabamento.

O equipamento FDM disponível na 3D LIFE possibilita a impressão de peças tridimensionais com uma definição de 0,2mm (200µm), em alguns casos poderemos imprimir com definições até 0,1mm (100µm).

← Voltar a Tecnologias

FDM

GALERIA